editora
um poeta editor!
uma editora de um homem só - uma editora de um artesão de livros!
Livros são minha paixão desde que me conheço por gente. Veja só, até nasci no dia em que é comemorado o dia do livro no Brasil, 29 de outubro. Produzo e restauro livros de maneira artesanal desde a adolescência.
Quando comecei a me envolver com a produção e edição de livros percebi como a esmagadora maioria das editoras trabalham - e não gostei. Não que seja bom ou ruim, mas o excesso de "pitacos" e moldes nos quais tentam enquadram seus contratados (escritores), não me agrada. Creio que o artista - o escritor - deve ser livre para poder criar e vislumbrar o trabalho final na publicação de um livro tal qual ele deseja. Até por isso, sempre publiquei meus livros e de meus amigos de maneira independente.
Assim, surgiu a ideia de criar uma editora justamente como um contraponto, um antídoto ao grande mercado editorial em voga.
Quantos e quantos escritores existem no Brasil com enorme qualidade literária mas que não conseguem publicar suas obras justamente pela burocracia e trâmites editoriais?
Meu principal objetivo é publicar, gratuitamente, livros de autores que apresentem obras de qualidade literária, realizando todo o processo de edição, incluindo registro ISBN, catalogação, diagramação, ilustração, divulgação e venda. Também realizo serviços editoriais, como revisão e impressão, impressão e edição sob demanda.
QUER PUBLICAR SUA OBRA COMIGO?
Como funciona?
1. Qual é a minha linha editorial?
Meu foco editorial é a Literatura Brasileira Contemporânea, nos gêneros poesia, conto, crônica e romance. Contudo, aceito receber, obras em quaisquer outros gêneros para serem analisadas.
2. Como devo apresentar minha obra?
O livro completo deve ser enviado em arquivo digital simples (formatos .doc ou .pdf). Não aceito textos avulsos, capítulos, trechos ou apenas sinopses. Ressalto que o arquivo deve conter uma pequena biografia do autor e dados básicos como nome, cidade, estado e onde reside, telefones para contato etc.
3. Há um limite de páginas?
Não há um limite de páginas, mas como editor me reservo o direito de dar sugestões na obra, solicitando ao autor que acrescente ou exclua textos.
4. Qual é a tiragem da primeira edição?
A primeira edição do livro sairá com uma tiragem entre 50 e 100 exemplares, mas não há um limite de reimpressões, podendo atingir qualquer tiragem, de acordo com a recepção da obra.
5. O que receberei como pagamento de direitos autorais?
O autor receberá gratuitamente 5% sobre o preço de capa do livro por cada exemplar comercializado ao preço de capa dos exemplares da primeira tiragem. A partir de 101 exemplares o pagamento será de 10% sobre o preço de capa do livro por cada exemplar comercializado ao preço de capa.
6. Posso adquirir exemplares para revenda?
Sim. Os autores podem adquirir, sem nenhuma obrigatoriedade, exemplares do próprio livro. Os livros podem ser revendidos pelo autor, desde que pelo preço de capa fixado pela editora. Sobre esses livros não incidirão pagamentos de direitos autorais.
7. Como será realizada a venda dos livros?
Os livros serão comercializados no dia do lançamento e através da loja virtual POETIZA-TE. Nosso sistema de vendas possibilitará a compra por meio de todos os tipos de pagamento e a entrega em qualquer local do país pelo preço de capa acrescido do frete cobrado pelos correios. A venda em livrarias só será realizada quando houver uma demanda real do livro.
8. Como será realizada a divulgação do autor e do livro?
Da tiragem da primeira edição, e também de cada reimpressão, poderei reservar até 5 exemplares para divulgação. Esses exemplares serão enviados gratuitamente para escritores, editores, jornalistas, blogueiros etc. Sobre esses exemplares, carimbados como venda proibida, não incidirá o pagamento de direitos autorais. Além disso, a Editora exercerá o trabalho de envio de textos do livro para publicação em jornais, revistas, fanzines, blogs, sites, trabalhando a divulgação em todos os meios possíveis.
9. Quais as responsabilidades do autor?
O autor é responsável por acompanhar todo o processo de edição do livro: aprovar a revisão final, o projeto gráfico, a ilustração e trabalhar ativamente na promoção do livro, incluindo a divulgação do lançamento e a participação em eventos promovidos pela Editora com a intenção de divulgar autores e obras.
10. Após a publicação perderei os direitos autorais do meu livro?
Jamais! Os direitos autorais do autor, registrados na Câmara Brasileira do Livro, são apenas cedidos para a publicação do livro no Brasil durante o período de vigência do contrato. O contrato tem validade de 5 anos, prorrogáveis por mais 3 anos quando houver interesse de ambas as partes. Mesmo assim, ao contrário de outras editoras, os textos dos autores estarão liberados para publicação não comercial em outros livros como antologias e coletâneas, além de jornais, revistas, sites, blogs etc.
11. Qual o prazo para avaliação das obras enviadas?
Analisarei e entrarei em contato com os autores em até 6 meses após receber a obra completa contendo todos os dados solicitados, mesmo que não ocorra a publicação. No entanto, não farei, sob hipótese alguma, leitura crítica para obras não selecionadas. Não compete à minha pessoa avaliar negativamente obras que podem ter qualidade e que serão bem recebidas por outras editoras.
12. Desejo pagar pela edição do meu livro. Você realiza esse tipo de trabalho?
Sim. Também ofereço serviços editoriais para autores que podem investir na publicação de seus livros. Nesse caso a publicação seguirá outras regras de prazos e condições. Saiba mais sobre estes serviços pelo e-mail boeticos@gmail.com
13. Desejo organizar uma antologia ou coletânea de textos do meu grupo/coletivo de escritores, você faz esse tipo de trabalho?
Sim. Posso publicar antologias e coletâneas de grupos de escritores (por exemplo de coletivos, saraus, sites, comunidades virtuais, blogs e etc). Saliento, entretanto, que do conjunto dos textos enviados pelos escritores compete, como já supracitado (item 3), a análise e seleção dos textos que serão publicados.
14. Para qual endereço devo enviar meus originais?
Os originais devem ser enviados, atendendo às orientações já mencionadas nos tópicos anteriores, para o endereço:
Aguardo seu contato!
Atenciosamente,
Rafael Pelissari
Editor-livreiro artesão